segunda-feira, 25 de novembro de 2013

III Semana Científica - UFMT/CUA

Confira a programação dos mini-cursos da III Semana Científica do Araguaia

III SEMANA CIENTÍFICA
MINI-CURSO

TÍTULO
MINISTRANTE
CARGA HORÁRIA
VAGAS
RELEASE
Técnicas básicas de fotografia
Local: Sala 210
13:30 às 17:30
25/11/13 e 26/11/13
Prof. Ms. Gilson Costa
8 h
 
15

A oficina Técnicas de Fotografia tem como objetivo apresentar aos participantes uma visão sobre a fotografia como meio de informação, como arte e como ferramenta de trabalho. Na oficina, os participantes descobrirão como a fotografia contribui na produção de registros históricos e artísticos, e como acontece o diálogo harmônico entre imagem e texto durante o processo de edição digital. Os participantes farão exercícios práticos de fotografia à partir do conteúdo apresentado (sugere-se levar equipamento fotográfico - profissional ou amador).
Construção de gráficos de funções de uma variável
Local: Sala 211
13:30 às 17:30
25/11/13 e 26/11/13
Prof. Dr. Carlos Rodrigues da Silva
Prof. Ms. Lívio José Velasco
8 h
30

Gráficos de funções de uma variável acompanham um acadêmico durante todo o seu período de graduação, pós-graduação e carreira científica, não apenas para alunos da área de exatas, mas também para profissionais das áreas biológicas, geográficas, para citar alguns. Entretanto, mesmo já tendo cursado um curso de cálculo, a maioria dos alunos ainda tem dificuldades de interpretação de gráficos e, principalmente, no entendimento de suas construções. Sendo assim, no intuito de contribuir para a qualidade científica de nossos alunos, vimos propor este mini-curso.
O mini-curso terá a presença dos dois professores (durante toda sua carga horária), trabalhando em colaboração  auxiliando os alunos em suas tarefas e com exposição exata dos gráficos trabalhados em data show, com o uso de um software matemático.
Como escrever artigos científicos
Local: Sala 212
13:30 às 17:30
25/11/13 e 26/11/13
Prof. Dr. Olegário Rosa de Toledo
8 h
65

O número de trabalhos brasileiros publicados em revistas científicas já cresceu a uma média de 8% ao ano, mas esse ritmo tem caído. A média mundial, no entanto, tem permanecido em torno de 2%. Nos últimos anos ultrapassamos nações com forte tradição em pesquisa. Em dez anos o Brasil subiu de 17° para 13° lugar ultrapassando países como a Rússia. Por outro lado, em número de citações, caímos de 31° para 40° o que indica a baixa qualidade de nossas pesquisas e a pouca importância que damos ao modo de escrever. Assim, objetivamos ministrar um mini-curso que vise dar aos alunos de graduação e pós-graduação, subsídios para a elaboração de artigos. Entendemos que todo estudo deve ser apresentado à comunidade científica via publicação, mas a redação científica exige técnicas. Saber escrever é uma arte. Um texto bem elaborado tem mais chances de ser lido e, consequentemente, citado.
Oficina de Videoreportagem
Local: Sala 106
13:30 às 17:30
25/11/13 e 26/11/13
Prof.Ms. Gesner Duarte
8h
20

A proposta é a produção de notícias para televisão no formato específico devídeo reportagem. As atividades serão dividas em duas etapas, com apresentação da literatura sobre o tema e produção das matérias (os participantes serão vídeo repórteres). No Brasil o modelo de vídeo reportagem foi bastante utilizado há alguns anos, depois esquecido, e agora volta reformulado, com novos significados editoriais e estéticos,em grandes emissoras como a Globo News. Nesse tipo de produto jornalístico audiovisual o próprio repórter é também o cinegrafista, realizando a matéria em plano sequencial ou com poucos cortes. Para a oficina, todos os participantes devem levar seus próprios equipamentos de filmagem, como filmadoras, câmaras fotográficas (com capacidade para filmagens mesmo que em tempo curto) ou até mesmo aparelho de celular com dispositivo de filmagem com boa qualidade de áudio e vídeo (levar também cabo com conexão USB para descarregar as imagens dos equipamentos no computador). Em essência, será um exercício para conhecimentos básicos sobre o processo de reportagem em televisão, seus aspectos teórico, práticos e as novas tendências do segmento.
COMO FAZER UM BLOG
Local: Sala 107
13:30 às 17:30
25/11/13 e 26/11/13
Prof. Ms. Alfredo José Lopes Costa
8h
20

O mini-curso terá como objetivo principal a produção de blogs voltados para estudantes que pretendem ter sua página inserida na internet, de com a finalidade gerar informação jornalística, prioritariamente. Deste modo, será apresentada breve discussão teórica sobre o Webjornalismo e a comunicação em rede, suas implicações e realidade contemporânea. Algumas indicações bibliográficas, cujo debate servirá de base para o início da criação de páginas de blogs, utilizando novas tecnologias sem precisar de conhecimentos técnicos, downloads ou instalações.  O processo será iniciado pela análise das propostas apresentadas pelos alunos e posteriormente a definição de conteúdo e forma. Serão apresentados os diferentes modelos de páginas e plataformas, com seustemplates (design), para depois da seleção o processo de organização, seleção de imagens e ordenação do material. Para além do tratamento técnico das páginas, a oficina terá como pano de fundo a elaboração dos textos com linguagem jornalística e recursos disponíveis para se chegar ao público internauta.
Literatura e cultura afro-brasileiras na escola: experiências e vivências.
Local: Sala 223 e 224
13:30 às 17:30
25/11/13 e 26/11/13
  • Profª Dra. Gilvone Furtado Miguel
  • Luana Nobre Aquino de Lavor
  • Dayanne da Silva Rocha
  • Fernanda Matos Moreira
  • Márcia de Souza Ramos
  • Samanta Samara Gomes da Silva Monteiro
8h
100

A proposta enfoca alternativas e possibilidades de realização do trabalho escolar com os conteúdos previstos em lei referentes à cultura e à literatura afro-brasileiras. O caráter lúdico das atividades visa a tornar mais interessante e agradável o conhecimento e a exploração dos aspectos históricos, culturais e sócioeducativos de ascendência africana, integrando, assim, a formação da consciência crítica dos jovens acerca das contribuições dos africanos para a formação da identidade brasileira. Outros valores, tais como o combate ao preconceito e o respeito e tolerância às diversidades, são, também, trabalhados no contexto das atividades criativas. Esta proposta está direcionada aos educadores atuantes, aos alunos das licenciaturas e ao publico interessado no assunto.

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